resumo entrevista jesse de souza
Aluno: Marcus Vinicius Sobral Ortega
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Pensamento Político e Social
Professora: Carlota
“Ralés, batalhadores e uma nova classe média. Entrevista especial Jessé de Souza”
Salvador,
07 de Março de 2014
“Ralés, batalhadores e uma nova classe média. Entrevista especial Jessé de Souza”
A entrevista especial com Jessé de Souza trata de uma nova classe média dita como infeliz e desesperada, vítima da omissão do governo aos verdadeiros problemas da sociedade, os ralés.
Essa nova classe é de extrema importância no mercado interno, o que diferenciou o Brasil dos outros países no seu crescimento econômico e a superação no período da crise, isso se deve ao estímulo para o consumo de bens duráveis, onde surge uma nova classe de pequenos empreendedores, principalmente no nordeste, onde houve um maior número de “batalhadores” nos últimos anos.
A mídia trata a classe média como triunfo da nação, mas essa não é a realidade da vida dos “batalhadores” estudados por Jessé. As muitas horas de trabalho para conseguir ter um estudo e a inserção na sociedade interfere na “condução de vida” e “percepção do mundo” - as duas características capazes de diferenciar a classe social, e não o fator econômico como é de praxe. Para Jessé a classe social se forma pela herança afetiva e emocional passada de pais para filhos, onde interfere na forma de agir, reagir, refletir, perceber e saber se comportar no mundo. A ausência desses estímulos ou até mesmo a necessidade urgente de sobreviver o presente perante as dificuldades, se cria a classe “sem futuro”.
A presença de uma “ralé” é o que marca o Brasil como sociedade, onde essa classe sofre com a exploração de mão de obra barata, pesada e mal paga imposta pela classe média e alta. Ainda que essa classe seja dominante, a sua má gestão sempre se relaciona ao atraso social brasileiro. Segundo o entrevistado os programas sociais não tentar