RESUMO ENSINAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO: Conhecendo a Estrutura Organizacional
Os quatro fundamentos básicos da Administração:
A liderança (direção e comando),
O planejamento,
A organização
E o controle.
Entretanto, quando tratamos de estrutura organizacional, não estamos nos referindo à estrutura de um dos fundamentos básicos da Administração (a organização), mas à estrutura geral existente na empresa. A estrutura organizacional é o arcabouço físico, humano e tecnológico de uma empresa.
Toda empresa é uma Organização, seja ela pública ou privada, mas nem toda “organização” é uma empresa.
O termo organização é muito mais abrangente. As empresas informais, por exemplo, não são empresas legalmente constituídas. A empresa formal tem personalidade jurídica e a empresa informal não a tem. Mas, mesmo assim, a empresa informal tem um líder, tem hierarquia, tem a sua cultura organizacional. Até o crime organizado está baseado em ‘organizações’ criminosas, em ‘organizações’ ilegais.
A estrutura organizacional pode facilitar ou burocratizar a apresentação de novas ideias, facilitando ou não a comunicação e a percepção da cultura organizacional. Tudo depende do foco na manutenção do status quo ou do estabelecimento de uma política atualizada e receptiva a mudanças.
Todavia, faz-se aqui necessária a citação de Peter Drucker (1994), em A Sociedade Pós-Capitalista. Citada e referendada pelo Phd. Geraldo R. Caravantes (2003), na obra Teoria Geral da Administração – Pensando e Fazendo:
Uma organização é um grupo humano, composto por especialistas que trabalham em conjunto em uma atividade comum. (DRUCKER, apud CARAVANTES, 2003, P. 27, sublinhamos)
Esta conclusão reforça a ideia de que, no contexto macroempresarial,’um grupo