Resumo “ educação especial – questões, conquistas e desafios
A autora comenta que são diversas dificuldades, por quem trabalha e pesquisa na área da Educação Especial. O atendimento educacional possui uma proposta de integração e inclusão na educação especial. A historia da educação especial, mostra um abandono marcado pela ausência do abandono. Tem ocorrido bastantes tentativas de integrar essas pessoas em ambientes menos restritivos.
Contextualizando a Educação Inclusiva
A “ Educação de Deficientes” ocorre no final dos anos 50 e inicio da década de 60. Infelizmente, a escola só tem aceitado o aluno porque é obrigatório e com isto faz com que surgem barreiras para que o aluno participe do meio “normal”. A autora ressalta que, um dos objetivos da educação especial é formar cidadãos. Diante disto, é que se tem analisado as diferentes formas de integração e inclusão, em nome da democracia, que muitas vezes não é respeitado pelas relações humanas. Carvalho (1997) diz que, todos os alunos devem aprender juntos, independente de suas diferenças e dificuldades. E que, as escolas devem garantir um bom nível de educação para todos. Porém, existem professores que não são preparados adequadamente para atenderem os alunos com necessidades educacionais especiais. Outras dificuldades encontradas é a rejeição dos alunos que não são deficientes e também do medo da família de que os alunos seus filhos estudando com portadores de deficiência ou seus filhos portadores estudando com alunos sem deficiência, poderia ser prejudicial a seus filhos.
Cenário da Educação Especial na Rede FAETEC
A Escola Favo de Mel é vinculada com a Rede FAETEC, que faz parte ao CETEP. Ela atende os alunos com necessidades especiais educativas, alunos que não estudam no ensino regular devido a falta de estrutura. A Escola Favo de Mel se preocupa em atender as questões relacionadas a infancia e a adolescencia, devido ao abandono. O Complexo de Quintino, em 1995, passou a se