resumo edificios tortos
Um site americano chamado “Cracked” publicou um artigo “Os seis designs mais idiotas usados em grandes projetos” que citava os prédios tortos de santos em primeiro lugar.
Os edifícios tortos em Santos chamam a atenção de todos, mas isso não é motivo para piada. É um assunto sério a ser tratado pois envolve muitas coisas, principalmente a vida.
Segundo levantamentos, existem 651 edifícios tortos na cidade de Santos, sendo que 300 possuem inclinação superior a norma, e 65 estão em estado de alerta com inclinações acima de 0,50m.
Ao entrar nesses edifícios, a sensação é de desequilíbrio, tornando isso um incômodo. Alguns moradores colocaram travas em portas e janelas corrediças, e mesas precisaram de calços para ficarem niveladas. Além disso, a desvalorização do imóvel é muito grande, podendo variar de 30% a 40% a mais se estivessem no prumo correto, e custaria 15% do imóvel para o realinhamento.
Construíram-se vários edifícios entre as décadas de 50 e 60, os quais realizaram-se fundações diretas (sapatas), onde o correto seria fazer fundações profundas para chegar em uma camada mais estável (fragmentos de rocha) que situa-se em aproximadamente 50 metros.
Já foram realizados realinhamentos e estabilizações em alguns edifícios, variando os tipos de soluções. Outros ainda estão confrontando a relação custo e benefício. Como exemplo, o condomínio Núncio Mazoni tinha 2,10m de inclinação, foi realinhado e o custo foi de R$ 1,5 milhão.
Em 29 de Julho de 2014, o site da CBN Santos informou que 65 responsáveis por edifícios tortos com inclinação superior a 0,50m foram intimados. Os responsáveis terão que apresentar laudos técnicos e, caso não realizem a determinação, serão multados.
Esses laudos devem ser feitos e devem continuar a propagar essa ideia pelo menos aos 300 edifícios que possuem inclinação superior a norma. Se não for feito algo em relação a isso, os edifícios podem continuar inclinando, podendo gerar