RESUMO EAD M DULO 3
Unidade 1 – Aspectos da Oportunidade de Negócios
As ideias quase sempre são uma nova combinação de elementos já existentes.
A junção de ideias é a base do processo criativo. Para que haja geração de conceitos novos é preciso fundir ideias distintas, se o objetivo é inovar, é necessário utilizar informações de naturezas distintas, desconexas até o momento.
Oportunidade de negócios surgem quando duas ou mais ideias são conectadas. Misturar, fundir, adaptar e melhorar aspectos de empresas já existentes contribui para o processo criativo de startups. Os empreendedores estão sempre atentos para identificar situações, necessidades e soluções a serem desenvolvidas para um determinado mercado.
Oportunidade é uma circunstância adequada e favorável. A oportunidade de criar um negócio pode ser criada, pois uma oportunidade empreendedora é um estado futuro desejado.
Uma oportunidade é criada a partir de uma ideia central, em seguida é elaborado um conceito a partir do qual se cria um modelo de negócios. As oportunidades empreendedoras não assumem somente a forma de novos negócios e serviços. Elas também podem surgir como novos processos, novos métodos de produção, novas matérias-primas, novas maneiras de organização, novos modelos de negócios e novos mercados.
Uma oportunidade de negócio é influenciada por inúmeras variáveis, sendo que algumas destas não estão sob o controle do empreendedor.
Oportunidades podem surgir em qualquer circunstância que o empreendedor julgue necessária, contudo, o aspecto mais importante de uma oportunidade é o foco nos problemas dos clientes, isto é, as melhores empresas são projetadas para resolver um problema real.
É crucial que ao conceber uma nova ideia de negócio o empreendedor defina e compreenda o problema que virá a ser resolvido, entender a fundo os clientes.
Empresas B2B (Business to Business) devem lidar com o fato de que a grande motivação capaz de convencer um cliente a adquirir um produto ou serviço é financeira, isto é