Historia
Uma crise é, basicamente, um desequilíbrio que ocorre em setores isolados da economia, mas que pode contaminar todo o sistema econômico. Esses desequilíbrios sempre ocorreram, mesmo antes do capitalismo, quando acontecia, por exemplo, a escassez súbita de um bem, provocada, quase sempre, por fatores naturais (secas, inundações, etc.) ou acontecimentos sociais (guerras, revoluções, etc.). À medida que o capitalismo evoluiu e que a economia se tornou mais complexa, as crises continuaram a ocorrer, pois elas fazem parte de um processo cíclico, inerente ao próprio desenvolvimento econômico. São flutuações periódicas e alternadas de expansão e contração da atividade econômica, e podem ocorrer com diferentes intensidades.
http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/historia-geral/crise-economica-mundial.htm
GRUPOS EXTREMISTAS
Al-Qaeda - Com nome que significa “a base” em árabe, essa é a organização terrorista mais conhecida do mundo, sobretudo em razão dos atentados às torres do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. Ela é majoritariamente composta por muçulmanos fundamentalistas e tem por objetivo erradicar a influência ocidental sobre o mundo árabe. Foi criada em 1980 para defender o território do Afeganistão contra a URSS, que buscava expandir o domínio socialista sobre o país. Inicialmente essa organização contava com o apoio dos EUA, mas rompeu relações com esse país no início da década de 1990.
Talibã, Afeganistão e Paquistão- A organização terrorista tem os universitários como membros mais influentes, incluindo o líder, Mohammed Omar. As milícias do Talibã comandam boa parte do Afeganistão. São campeões no uso de homens-bomba, com média de 100 atentados por ano. Foi com um deles que matou sete agentes da CIA em Camp Chapman, em 2009. Muitos membros do grupo cresceram em campos de refugiados no