Resumo DST's
MARA LUANA DIAS PEREIRA
SOCORRO DE SA BARRETO MUNIZ
MARIA LIGIA
DST’s
Doenças Sexualmente Transmissíveis que Causa Corrimento e que Causam Feridas.
JUAZEIO DO NORTE - CEARÁ
2013
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS LEÃO SAMPAIO
CICERO VALDEMIR DA SILVA
DST’s
Doenças Sexualmente Transmissíveis que Causa Corrimento e que Causam Feridas.
Trabalho realizado como requisito para obtenção de nota complementar de AV2 na Disciplina de Saúde Coletiva, do Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio.
JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ
2013
1 DST’s - CONCEITO
As doenças sexualmente transmissíveis - DST’s, também conhecidas como doenças venéreas, em sua grande maioria tem como agentes causadores determinadas bactérias ou vírus. As referidas doenças atuam principalmente na região genital, boca, pele ou sangue, em ambos os sexos. As vias de contagio se dão principalmente pelo contato sexual, ocasionalmente pelo contato da pele no tocar nas áreas infectadas, durante a gestação de mães infectadas, no contato sexual através da boca ou ainda no contato sanguíneo.
2 DOENÇAS SEXUALMENTE TRASNMISSÍVEIS QUE CAUSAM FERIDAS
2.1 Herpes Genital
2.1.1 Conceito/Sinais e Sintomas Infecção recorrente (vem, melhora e volta) causadas por um grupo de vírus que determinam lesões genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas) agrupadas que, em 4-5 dias, sofrem erosão (ferida) seguida de cicatrização espontânea do tecido afetado. As lesões com frequência são muito dolorosas e precedidas por eritema (vermelhidão) local. A primeira crise é, em geral, mais intensa e demorada que as subsequentes. O caráter recorrente da infecção é aleatório (não tem prazo certo) podendo ocorrer após semanas, meses ou até anos da crise anterior. As crises podem ser desencadeadas por fatores tais como