As variaveis organizações
Algumas variáveis econômicas exercem grande influência no dia a dia das empresas, como a inflação e o salário. A economia brasileira passou por sucessivas experiências de planos econômicos, pois, a instabilidade na economia colocava o Brasil em condições desfavoráveis nos mercados interno e externo. Nos últimos anos, com a implantação do Plano Real (1994), a inflação alcançou níveis baixos, em relação à década de 1980, no qual diversos planos de estabilização foram concebidos sem sucesso.
Com o controle da inflação, os insumos ou matéria-prima deixaram de impactar no orçamento das empresas de forma negativa, como acontecia no passado, ocasião em que as empresas perderam a competitividade por terem que elevar constantemente os preços dos bens e serviços para o consumidor final.
Para uma melhor compreensão do impacto de uma variável numa empresa, far-se-á uma análise da influência dos salários sob o ponto de vista histórico, em períodos e conjunturas diferentes, que terá como foco a economia dos Estados Unidos, cenário de produção em massa de carros no início do século XX, e o Brasil na atualidade, no qual experimenta um momento de grandes investimentos em diversos setores.
Estados Unidos – 1914: Henri Ford empreendedor estadunidense, fundador daFord Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa, automóveis em menos tempo e a um menor custo, percebeu que seria necessário motivar os seus funcionários com o salário eficiência, o que aumentava a produtividade do trabalho e concomitante a isso, promovia o poder de compra para que os seus colaboradores pudessem adquirir os automóveis por eles montados.
Brasil – 2011: Um dos homens mais ricos do mundo, segundo a Revista Forbes, o brasileiro Eike Batista, concedeu reajuste salarial de 8,5% aos seus colaboradores do grupo EBX.
Sua medida ocorreu diante do pânico das bolsas de valores de todo o mundo. Mas por que Eike