Resumo dos capitulo 20 e 21 do livro Leviatã
Resumo dos capítulos XX e XXI do texto Do Estado de Thomas Hobbes.
Grupo: Fernanda Barreto, Rogerio Bezerra, Laysce Fernandes e Thiago Bruno.
Capitulo XX
Sobre o domínio paterno e despótico.
Neste capitulo Hobbes, trata sobre as modalidades de aquisição de poder seguindo sua ondem de pensamento. Primeiro é feito por ele uma diferenciação do estado por aquisição que difere do estado por instituição. Onde os direitos dos soberanos continuam os mesmos, o que modifica entre um e outro seria a forma a qual teria sido conquistado o poder.
O estado por aquisição é o poder adquirido pela força e coação, onde os homens que sedem para sua constituição, consentem por medo da perca da liberdade e medo da morte, mesmo sentimento que incentivaram a formação do contrato social já apresentado por Hobbes.
Os direitos adquiridos pelos soberanos permanecem os mesmos independente da forma em o poder foi adquirido. Ou seja, o soberano continua incontestável, acima da das acusações de injuria e o seu poder não pode, nem devem ser repassados sem que tenha o seu consentimento.
Mais adiante em seu texto Hobbes apresenta duas formas de adquirir o domínio sendo eles o domínio por geração e o domínio por vitória militar. O domínio por geração seria comparado por ele ao domínio de um pai sobre um filho, onde essa relação é mantida pela consciência do papel de cada um e não apenas pela condição de ser pai e filho e manterem laços de sangue. Já o domínio por vitória militar ou como é chamado, domínio despótico, onde esse domínio está equiparado a relação entre senhor e servo, onde o vencido se rende ao vencedor evitando assim o seu golpe de morte.
Por fim em no final deste capitulo Hobbes torna reafirma sua teoria em relação ao soberano e o absolutismo, desta vez Hobbes utiliza de explicação bíblicas e demarcações na mesma, para justificar assim como uma vontade ou necessidade divina a necessidade da criação de sua teoria