RESUMO DOS ARDIS DO CAPITALISMO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
ALUNO: ALMIR ANDRÉ DOS SANTOS JÚNIOR
DISCIPLINA:FORMAÇÃO SOCIAL NO BRASIL Síntese dos Ardis do Capitalismo
ROSÁRIO – MA
2013
ALUNO: ALMIR ANDRÉ DOS SANTOS JÚNIOR
DISCIPLINA: FORMAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
Síntese dos ardis do capitalismo
Trabalho apresentado a Professora Sandra Portilho da
Disciplina FORMAÇÃO SOCIAL NO BRASIL, da turma 01 , do curso de Serviço Social
PROFª: SANDRA PORTILHO
ROSÁRIO – MA
2013
SÍNTESEDOS ARDIS DO CAPITALISMO
Um dos pontos marcantes do século XIX foi o desenvolvimento do capitalismo industrial. As mudanças começaram a partir, principalmente, do final doSéculoXVIII.
O novo sistema de produção de riquezas transformou toda a visão de mundo que se tinha até então, pois as mudanças mais drásticas não se deram apenas nas relações comerciais, mas muito mais nas relações sociais.
O movimento dos trabalhadores tornara-se cada vez mais organizado politicamente e o proletário era uma presença marcadamente significativa no cenário social. Isso e os enormes problemas sociais produzidos pela expansão do capitalismo causaram uma inquietação na burguesia, no sentido de desestabilizar sua ordem social. A burguesia usou como estratégia as práticas assistenciais como forma de ratificar tais sujeições e apareceu com um falso discurso humanitário baseado na igualdade e na harmonia entre as classes, na verdade ela queria se apropriar da prática social para submetê-la aos seus desígnios.
O Serviço Social surge, portanto como criação típica do capitalismo, articulada com um projeto de hegemonia do poder burguês.
O capitalismo trouxe