Resumo Dos 3 Grandes Historiadores Brasileiros
Vemos a exaltação as os portugueses que mesmo sendo de sangue frio europeu consegue na miscigenação com o Índio e o negro africano e a transformação deste português em luso-brasileiro da casa grande a senzala o modo de produção e reprodução do povo brasileiro e o sistema econômico social a monocultura escravista e patriarcal católico e o polígamo.
Ele afirma que está mistura na formação do povo brasileiro criara um homen moderno um europeu com sangue de negro e índio.
Na Pagina 161 desta obra de Freyre lemos :
“Os espanhóis apressam entre os incas ,astecas,e maias a dissolução de valores nativos .
Na fúria de destruir uma cultura já em fase semi-civilazação já na segunda muda e por isso mesmo lhe pareceu perigoso ao cristianismo e desfavorável e fácil exploração de riquezas minerais .
Apressam-na entre os genes mais atrasados os puritanos ingleses querendo conservar-se imaculados do contato sexual e social de povos que lhe repugnavam pela diferença de cor e de costumes e que evocavam a sua consciência de raça e de cristãos o espantalho da miscigenação e do paganismo dissoluto.
Os Portugueses alem de menos ardentes na ortodoxia que os espanhóis e menos estritos que os ingleses nos preconceitos de cor e de moral cristã vieram defrontar-se nas Américas não com nenhum povo articulado em império ou sistema já vigoroso de cultura moral e material com palácios sacrifícios humanos aos deuses monumentos ,pontes,obras de irrigação e de exploração de minas , mas ao contrario com uma população mais rasteira do continente .”
Nesta obra de Freyre vemos sua recusa com a modernidade e progresso e sua fascinação pelo Brasil colônia estático e sem transformação.
Sergio Buarque de Holanda difere pois em