Resumo: docência em formação/ filosofia: fundamentos e métodos
Ensino Fundamental e Filosofia: já há uma história.
Livro: Filosofia: fundamentos e métodos/autor: Marcos A. Lorieri
Serão relatadas três experiências que são de nosso conhecimento e que podem ser acessadas com relativa facilidade, são ligadas a instituições e envolvem um trabalho mais sistemático de experiências de caráter individual.
Matthew Lipman foi o desenvolvedor de um programa filosófico- educacional, que de 1970 a 1974 fora acolhido em diversas escolas, inclusive na Universidade Estatal de Montclair (Nova Jersey). Ele apresenta suas idéias aos filósofos e educadores e tem a parceria com Ann M. Sharp, que juntos desenvolvem os aspectos metodológico-didáticos do novo programa.
A concepção de Lipman tem três idéias básicas:
1º Está interessado em propor aos alunos (5ºsérie) momentos de indagação e reflexão sobre o que denominou de “ideais que norteiam a vida de todas as pessoas”, para realizar tal indagação e reflexão altamente educativa, deverá ser posto para as crianças e os jovens o mais cedo possível. Se criarmos condições para que estudem, analisem e investiguem juntas colocando esses ideais na mira de exames rigorosos, não só descobrirão, mas com nossa ajuda deixarão de ser passivos diante deles e participarão ativamente de sua contínua articulação.
2º Se interessa que, após as crianças e os jovens, passarem pela primeira concepção, o façam nos moldes da investigação filosófica (reflexiva, rigorosa, sistemática, profunda, radical, etc.), pois é de tais visões que surgem os ideais reguladores da vida humana. Lipman julga que se tiverem acesso a algumas abordagens da Filosofia relativas ao pensar, eles poderão estar aprendendo a “prestar mais atenção” na sua própria maneira de pensar (metacognição), assim podendo estar cuidando melhor do seu pensamento. Propõe uma educação para pensá-lo, tanto do exercício de filosofar quanto da própria filosofia.
3º Propõe, as salas de aulas em “pequenas comunidades de