resumo Documento RECNEI
A sociedade tornou-se mais consciente da importância das experiências na primeira infância, acompanhando a intensificação da urbanização, a expansão da educação infantil no Brasil e no mundo ocorreu de forma crescente nas ultimas décadas. No ponto de vista legal a educação infantil passou a ser um dever do estado e um direito da criança. Devido ao movimento da sociedade civil e de órgãos governamentais para que o atendimento as crianças de 0 a 6 anos fossem reconhecidos na constituição federal de 1988. Devido a essas series de mudanças foram estabelecidos documentos e fundados instituições com a finalidade de regulamentar a educação infantil como por exemplo a LDB, RCNEI e o ECA.
Características do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (PAG. 13 e 14)
Este documento constitui-se em referenciais e orientações que visam a contribuição e o bem estar das crianças, contribuindo com programas de educação infantil, pagando por serviços de profissionais da educação infantil e apoiando sistemas de ensino. Alguns princípios que podem contribuir para o exercício da criança considerando algumas especificidades:
O respeito á dignidade e dos direitos das crianças.
O direito da criança de brincar.
O acesso das crianças aos bens socioculturais.
A socialização das crianças.
O atendimento aos cuidados essenciais .
A interação com a criança da mesma idade e de idades diferentes.
Conhecimentos prévios de qualquer natureza.
A individualidade e a diversidade.
A resolução dos problemas como forma de aprendizagem.
“Essas considerações podem estruturar-se nas seguintes condições gerais relativas as aprendizagens infantis.”
Algumas Considerações Sobre Creches e Pré-Escolas (PAG 17, 18 e 19)
Grande parte das instituições como “atendimento institucionais à criança” deram inicio à creches para crianças de zero à 4 anos de baixa renda que tiveram a oportunidade de combater a pobreza e problemas de baixo custo.
Quando a família não tinha condições