As intervenções do coordenador pedagógico em escolas estaduais guarani
AS INTERVENÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM ESCOLAS ESTADUAIS INDÍGENAS GUARANI
RIO DE JANEIRO 2012
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS MARLUCI NUNES PINHEIRO
AS INTERVENÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM ESCOLAS ESTADUAIS INDÍGENAS GUARANI
Artigo Científico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Coordenação Pedagógica e Planejamento.
RIO DE JANEIRO 2012
AS INTERVENÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM ESCOLAS ESTADUAIS INDÍGENAS GUARANI Marluci Nunes Pinheiro1
RESUMO
Este artigo apresenta o relato dos resultados das intervenções pedagógicas realizadas ao longo dos anos de 2011 e o primeiro semestre de 2012, junto à Escola Estadual Indígena Guarani Karai Kuery Renda, situada no município de Angra dos Reis, e suas Salas de Extensão, localizadas no município de Paraty. Tem como ponto de partida as dificuldades pedagógicas apresentadas pelos próprios professores indígenas e pela equipe pedagógica da Diretoria Regional Médio Paraíba, ao se estabelecer a relação entre a prática docente Guarani, seu nhandereko2e a prática docente dos jurua3. O objetivo do presente estudo é levantar alguns aspectos importantes relacionados às adaptações pedagógicas efetuadas para o trabalho docente nestas aldeias e para a criação de seu material pedagógico específico. Para isso, realizou-se um estudo de revisão narrativa do conhecimento disponível na literatura, com consulta às seguintes bases de dados: NOBRE, GODOY e STEINER. A conclusão abordará as perspectivas pedagógicas definidas na parceria comunidade/Estado até a presente data.
Palavras-chave: Educação Indígena. Guarani Mbya. Pedagogia. Intervenções.
1 Professora de Língua Portuguesa e Literatura. Atualmente faz parte da equipe pedagógica da Diretoria Regional do Médio Paraíba (SEEDUC-RJ). Pós-graduanda em Coordenação Pedagógica e Planejamento do Instituto PROMINAS.