Inspetor escolar – real x ideal
DENISI NEVES DE SOUZA
INSPETOR ESCOLAR – REAL X IDEAL
JUIZ DE FORA 2010
DENISI NEVES DE SOUZA
INSPEÇÃO ESCOLAR – REAL X IDEAL
Monografia apresentada as Faculdades Integradas de Jacarepaguá, como pré-requisito para obtenção do título de Pós Graduação em Inspeção Escolar.
JUIZ DE FORA
2010
RESUMO
Separando-se as várias atribuições do inspetor escolar, esta monografia procura evidenciar o grande valor do papel do Inspetor Escolar na Educação, O Inspetor Escolar, pessoa que trabalha percorrendo por várias instituições escolares, deverá favorecer as escolas, circunstâncias que garantam sua independência pedagógica, administrativa e financeira. O Inspetor Educador deverá por em prática uma técnica de trabalho menos fiscalizadora e dominadora tornando-se mais participativo e popular, mais dirigente na aplicação das normas de praxe e mais encorajador das criticas e do espírito inventivo, tão imprescindível a uma mudança para melhor condição do funcionamento do sistema. A Inspeção escolar, como técnica da educação se envolve de forte caráter político e de evidente cunho pedagógico.
Palavras-chave: Inspeção Escolar; Participação; Organização Escolar
SUMÁRIO
TEMA: INSPETOR ESCOLAR – REAL X IDEAL INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------6 OBJETIVOS GERAIS, OBJETIVOS ESPECÍFICOS E METODOLOGIA DA PESQUISA----------------------------------------------------------------------------------11 CAPÍTULO I--------------------------------------------------------------------------------13 CONHECENDO A ESCOLA ATRAVÉS DE SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO