resumo do video
SERVIÇO SOCIAL
EU SEI, MAS NÃO DEVIA – ANTÔNIO ABUJAMRA
Lagarto
Novembro, 2013
Eu sei, mas não devia – Antônio Abujamra
O vídeo recitado pelo Ator Antônio Abujamra, do Livro “Eu sei, mas não devia” escrito Marina Colasanti.
Abujamra nos dá a noção de como nos acostumamos com coisas que julgamos tão necessárias. Ousado e provocativo, pronunciando cada palavra com uma avidez desconcertante.
Listou vários dos hábitos escrito no texto: “Eu sei, mas não devia“, hábitos que vão lentamente se acumulando com o tempo, como poeira, e com algumas decisões menores e aparentemente inofensivas acabam fazendo-nos se acostumar “a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora“, a “tomar o café correndo porque está atrasado“, “à luz artificial de ligeiro tremor“ e várias outras coisas.
Nós nos acostumamos com muitas coisas na vida, e algumas dessas coisas acabam subtraindo a humanidade dos preciosos momentos que temos. Nos da um sacode pra desligarmos o automático e tomarmos as rédeas da situação. Não é necessário agir com aspereza. Porém também não dá pra viver na defensiva o tempo todo. Nossa vida é uma mensagem para mundo. Se não nos posicionarmos e vivermos o que temos vontade, vamos aos poucos abrindo espaço para que os outros tomem conta do que é nosso por direito.
É necessário a tomada de consciência, para sabermos quantas decisões levam a quantas circunstâncias que acabamos nos acostumando, e até onde estamos dispostos e temos por onde mudá-las.
É parar, refletir e firmar um compromisso contra o conformismo. Pois não espere o copo transbordar para tentar consertar as coisas. Pequenas mudanças no dia a dia podem deixar a vida mais leve e fazer com que o dia pareça ter horas a mais.