Estatistica
Objetivamente, o primeiro passo do nosso caminhar é entender o que é, como se divide e são quais os objetivos da estatística, algo que faremos imediatamente.
Define-se estatística como o conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições de incerteza, ou seja, de não determinismo matemático. Por exemplo, o dimensionamento do diâmetro das hastes do amortecedor de um automóvel é feito por meio de cálculos matemáticos de elevada precisão estudados num capítulo da física chamado de resistência de materiais.
No entanto, a vida útil deste mesmo amortecedor depende não só de seu dimensionamento, mas também de uma série de condições em que impera a incerteza que pode, resumidamente, ser chamada de condições de uso. Neste último caso, entraríamos no campo da estatística. De modo mais sintético, poderíamos dizer que a estatística é a ciência que se ocupa de descrever, analisar e interpretar dados experimentais. Para entendermos melhor o processo estatístico, é necessário definir dois conceitos básicos: população e amostra. Considera-se população o conjunto formado por todos os elementos que têm em comum a característica que estamos estudando. Por exemplo, se estamos pesquisando sobre o aprendizado de música, a população é formada por todas as pessoas que aprendem ou aprenderam música em algum momento. Deve-se notar que a população estatística normalmente é muito numerosa, às vezes infinita, e eventualmente formada por elementos ainda não existentes. Assim, quando queremos saber qual é a expectativa de vida de um brasileiro, estamos diante de uma população muito extensa (todos os brasileiros) e formada por elementosprováveis, visto que as pessoas que estão sendo estudadas ainda não morreram. Em razão dessas características da população, o processo estatístico começa pelo estudo de uma amostra, que é um pedaço da população. Mas um pedaço coerente com a população, ou seja,