Resumo do video uma verdade mais que inconveniente
O documentário “Uma verdade mais que inconveniente” foi feito em 2008, apresentado pela ativista Marianne Thieme, pelo "partido pelos animais" da Holanda. O vídeo tem como base o documentário de Al Gore ”uma verdade inconveniente” que trata das causas do aquecimento global e a poluição, porém não cita a questão pecuária e seus agravantes.
No documentário “Uma verdade Mais que Inconveniente” são levantadas algumas questões relacionadas ao processo ligado ao setor pecuário e como ele pode contribuir para o aquecimento global, destacando a questão ligada à emissão de gases provenientes da criação dos animais, que muitas vezes podem ser mais prejudiciais que automóveis e indústrias tendo suas consequências o principal agravante do Aquecimento Global. No vídeo todo processo de criação até o estágio de consumo humano é exemplificado e questionado.
No documentário tem um recado de uma criança que diz:
"Um vegetariano andando em um carro comum, a gasolina, emite muito menos CO2 na atmosfera do que uma pessoa que come carne todos os dias e que anda em um automóvel elétrico. Se este mesmo vegetariano andar de bicicleta então, nem se fala..."
Por se tratar de um vídeo em defesa dos animais, fica claro a intensão em incentivar as pessoas a se tornarem vegetarianas. Exemplos de como os animais são maltratados, torturados e como o processo de uma criação agrava os problemas ambientais são destaques no documentário.
Em um dos momentos do vídeo a ativista imitou Al Gore e subiu numa plataforma para mostrar um gráfico que mostrava quanto a indústria da carne pode aumentar nos próximos anos, o que deixou claro que as consequências do setor agropecuário também vão aumentar e se agravar.