Resumo do Filme Uma Verdade Inconveniente
No documentário, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostra os mitos e dúvidas existentes em torno do tema e possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.
“O vencedor do prémio Nobel da Paz no ano de 2007, Al Gore, tenta através do documentário, alertar e consciencializar a sociedade a rever seus conceitos, e tornar a vida na Terra um pouco mais moral.”
Para provar o que diz, Al Gore utiliza slides, vídeos e gráficos com mapas de estatísticas atmosféricas sobre milhões de anos, além de fotografias da Patagónia, dos Alpes e da Antártida, revelando assim o tamanho do impacto produzido pelo homem durante anos no meio ambiente. A missão surgiu com o intuito de promover a reflexão sobre a situação atual do clima ambiental e de como as pessoas, através de suas atitudes quotidianas, têm contribuindo, ao longo dos anos, para o processo de deterioração do planeta, indicando soluções de como comprar produtos biodegradáveis, usar a água e a energia de forma sustentável. Explica como foi sendo feita uma medição do dióxido de carbono na atmosfera e foi possível observar os valores, através de um gráfico, que apresentavam alterações no Hemisfério Norte no Verão: mais vegetação, por isso mais plantas absorvem o dióxido de carbono e no Inverno: há mais dióxido de carbono visto que as plantas caem, libertando-o. Está cientificamente provado que a emissão de gases na atmosfera é causada pelo humano e que tem vindo a aumentar gradualmente com o passar do tempo.
Menciona de como, com frequência, se ouvem notícias que numa determinada parte do Mundo ocorreu um sismo, uma cheia ou uma seca, catástrofes causadas pela ação humana, a resposta da natureza às ações humanas, é evidente. Desde a grande cheia de 2005, na Índia, os tristes episódios de inundações da Europa e da América do Norte, as secas extremas na África, Darfur e