Uma verdade mais que conveniente
Exibido pela primeira vez no Festival Sundance de Cinema de 2006 e estreando em Los Angeles e Nova Iorque em 24 de maio de 2006, An Inconvenient Truth foi um sucesso de crítica e bilheteria, vencendo dois Oscars nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Canção Original. O filme arrecadou mais de US$ 49 milhões nas bilheterias, se tornando o sexto documentário de maior arrecadação na história dos Estados Unidos.
A ideia do documentário veio de Laurie David, que viu a apresentação de Gore em um encontro sobre aquecimento global que coincidiu com a estreia de The Day After Tomorrow. David ficou tão inspirado pela apresentação que ela, junto com Lawrence Bender, se encontraram com Guggenheim para adaptar a apresentação em um filme.
Desde seu lançamento, An Inconvenient Truth foi creditado para sensibilizar a opinião pública internacional sobre as mudanças climáticas e por dar vida nova aos movimentos ambientalistas. O documentário também passou a ser exibido regularmente em escolas ao redor do mundo, o que gerou certa controvérsia.Recepção[editar | editar código-fonte]
Uma Verdade Inconveniente é hoje um filme que as escolas utilizam para sensibilizar os alunos, de que é necessário tomar algumas decisões que podem mudar o futuro.
Este documentário é um dos mais controversos por todo o Mundo, tendo críticas massivamente positivas, pelo empenho e motivação, e algumas críticas menos positivas, pelos descrentes no Aquecimento Global e suas consequências, e também por opositores de Al Gore afirmando que este usa-se do documentário (e, por conseguinte, da causa nobre) para a própria propaganda política. No entanto, defensores de Gore afirmam