Resumo do texto A Promessa
Imaginação sociológica: capacita seu possuidor a compreender o cenário histórico mais amplo, em termos de seu significado para a vida íntima e para a carreira exterior de numerosos indivíduos. Permite-lhe levar em conta como os indivíduos, na agitação de sua experiência diária, adquirem frequentemente uma consciência falsa de suas posições sociais.
Conceito de imaginação sociológica: capacidade de passar de uma perspectiva à outra; capacidade de ir das mais impessoais e remotas transformações para as características mais íntimas do ser humano – e ver as relações entre as duas.
Fruto da imaginação sociológica: a ideia de que o indivíduo só pode compreender sua própria experiência e avaliar seu próprio destino localizando-se dentro de seu período; só pode conhecer suas possibilidades na vida tornando-se cônscio das possibilidades de todas as pessoas nas mesmas circunstâncias em que ele se encontra.
A imaginação sociológica nos permite compreender a história e a biografia e as relações entre ambas dentro da sociedade. É a marca do que há de melhor nos estudos contemporâneos do homem e da sociedade ( Weber, Lecky, Schumpeter, Veblen, Marx, Mannheim, Durkheim, Comte, Spencer...)
BIOGRAFIA e HISTÓRIA: base dos estudos sociológicos.
Utilização da imaginação sociológica: necessidade de conhecer o sentido social e histórico do indivíduo na sociedade e no período no qual sua qualidade e seu ser se manifestam.
- Adquirem uma nova forma de pensar, experimentam uma transavaliação de valores; numa palavra, pela sua reflexão e pela sua sensibilidade, compreendem o sentido cultural das Ciências Sociais.
Distinção entre as “perturbações pessoais originadas no meio mais próximo” e “as questões públicas da estrutura social” :
Perturbação: ocorrem no âmbito do indivíduo como entidade biográfica e dentro do alcance de seu meio imediato. A pessoa sente que os valores por ela estimados estão ameaçados. ASSUNTO PRIVADO
Questões: assuntos que transcendem os