Evangelho de João
Estrutura
V 31: Do Alto
V 32: O Testemunho
V 33,34: O espirito Santo sem medidas para aquele que crê
V 35: O amor do Pai pelo Filho
V 36: Vida eterna ao que crê
Análise do Contexto
Esta seção do evangelho de João e uma espécie de resumo o sumario de tudo aquilo que já foi dito pelo apostolo até aqui, Jesus como enviado do pai que o ama é o enviou para dar testemunho para que todo aquele que nele crê tenho a vida eterna e receba do espirito santo sem medida.
Segundo Champlin (1979, p302) O capitulo 3 de João introduz o grande tema do novo nascimento , podemos obeservar isso claramente no dialogo entre Jesus e Nicodemos , além de especificar coisas celestiais na perspectiva Cristológica.
Situação Histórica do Texto
Segundo Hendriksen (2004, p49) o apostolo João escreveu o Evangelho antes de ter escrito a suas epistolas é o livro de Apocalipse, o evangelho foi escrito pelo aposto em Éfeso lugar onde João permaneceu até ser exilado na ilha de Patmos durante o reinado de Domiciano (81-96) , a apostolo retornou para Éfeso depois da ascensão de Nerva onde permaneceu até falecer por volta de 98.
Diante disso podemos dizer que a data mais provável para autoria do evangelho de João seja entre 80 e 98,Champlin (1979, p251) vai dizer que o descobrimento de um minúsculo fragmento desse evangelho, intitulado P(52), que tem sido atribuído a primeira metade do século II D.C demonstra já deveria ter sido escrito e distribuído em alta escala por volta de 130 D.C.
A intenção pedagógica do texto
A provável intenção pedagógica do texto e mostra que Jesus foi enviado do alto para dar testemunho do Pai, e todo aquele que crê nesse testemunho tem a promessa da vida eterna, além da promessa do seu Espirito sem medida sobre todo aquele que crê v 33,34 basicamente um resumo de tudo que foi dito no cap 3.
Segundo Hendriksen (2004, p204) a vida eterna e daquele que tem a fé no filho de Deus, assim como já foi demostra no verso 16 desse mesmo capitulo do