Hermenêutica e tradução do grego
Usarei o método sincrônico, e terei como objetivo.
2. Colocar o texto
2 PEDRO 3. 10-13.
Ἥξει δὲ ἡμέρα κυρίου ὡς κλέπτης, ἐν ᾗ οἱ οὐρανοὶ ῥοιζηδὸν παρελεύσονται στοιχεῖα δὲ καυσούμενα λυθήσεται καὶ γῆ καὶ τὰ ἐν αὐτῇ ἔργα εὑρεθήσεται. Τούτων οὕτως πάντων λυομένων ποταποὺς δεῖ ὑπάρχειν [ὑμᾶς] ἐν ἁγίαις ἀναστροφαῖς καὶ εὐσεβείαις, προσδοκῶντας καὶ σπεύδοντας τὴν παρουσίαν τῆς τοῦ θεοῦ ἡμέρας δι᾽ ἣν οὐρανοὶ πυρούμενοι λυθήσονται καὶ στοιχεῖα καυσούμενα τήκεται. Καινοὺς δὲ οὐρανοὺς καὶ γῆν καινὴν κατὰ τὸ ἐπάγγελμα αὐτοῦ προσδοκῶμεν, ἐν οἷς δικαιοσύνη κατοικεῖ.
Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
.
3. Texto e contexto: delimitação, justificação, texto antecedente, texto subseqüente.
No versículo dez é possível ver o surgimento de uma nova perícope, pois a uma mudança na entonação, ele segue no mesmo assunto, mas de uma maneira mais forte, em tom de advertência e alerta. O autor usa o exemplo de um ladrão, e faz um pequeno resumo, contando como será a vinda do senhor, onde ocorre um inicio, meio e fim. Ocorre também o inicio de uma analogia, mostrando que a vinda do senhor, será da forma em que um ladrão age.
É correto afirmar que a pericope termina no versículo treze por dois motivos, o primeiro é que ocorre um fechamento e um fim da narrativa de alerta iniciada no versículo dez, segundo porque no versículo posterior o autor destaca a importância de aprender e estar preparado com a narrativa da pericope, feito o alerta, agora o escritor nos conduz para uma