Resumo do texto humanização do macaco pelo trabalho
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias
Disciplina: Sociologia Geral
Professor: Leila Salles
Graduanda:
RESUMO
Humanização do Macaco pelo Trabalho
Há várias entenas de milhares de anos, durante um período ainda não determinado dessa epóca terrestre que os geólogos chamam de terciária, vivia em algum ponto da zona tropical - provavelmente em algum continente logo depois submerso no oceano índico - uma raça de macacos antropóides, apresentando um desenvolvimento parti- culamente avançado. Darwin deu-nos uma descrição aproximada desses nossos antepassados: tinham o corpo coberto de pêlos, possuiam barbas e orelhas pontudas, vivendo em hordas, sobre as árvores.
Esses macacos foram, pouco a pouco, desacostumando-se de empregar as mãosao caminhar em solo plano, adotando uma marcha mais ou menos ereta. Dessa maneira foi dadoo passo decivivo para a transição do macaco ao homem.
Todos os macacos antropóides que aindam subsistem podem erguer-se e caminhar sobre os dois pés, sem ajuda das mãos. Sua marcha natural se realizaem posição inclinada e com ajuda das mãos. A maioria desles apoia os nós dos dedos sobre o solo, entre os macacos, podemos observar todas as formas de transição entre a marcha quadrúpede e a bí- pede. Em nenhum deles, entretanto, a marcha bípede vai além de um simples recurso de emergência.
Já que a marcha ereta, entre nosso peludos antecessores, devia tornar-se, primeiramente um hábito e, depois,uma necessidade, é natural supor-se que, ao mesmo tempo, as mãos deviam dedicar-se, cada vez mais, a outras novas tarefas. É grande a distância entre a mão pouco desenvolvida do macaco antropóide e a humana, altamente desenvolvida pelo trabalho, durante centenas de milhares de anos, o número e a disposição dos ossos e músculos, coincidem em ambos; mas a mão do mais primitivo dos selvagens pode