Resumo Hist Ria Da Cultura
Alcindo Ribeiro do Vale Júnior 15.1.9185 DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA À CULTURA
Trata-se da conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana. E desde a Antiguidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das variações dos ambiente físicos.
1 – O Determinismo Biológico
Segundo antropólogos as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais, pois qualquer criança humana pode ser educada em qualquer cultura, claro, se for colocada desde o inicio no aprendizado conveniente. E que o nível das aptidões mentais é quase o mesmo em todos os grupos étnicos. Em relação a divisão de trabalho é determinado culturalmente e não em racionalidade biológica. No fim das contas, o comportamento dos indivíduos os depende do aprendizado, processo da endoculturação. Menino e menina diferente não em função de seus hormônios e sim em decorrência de uma educação diferenciada.
2 – O Determinismo Geográfico
Este tema considera as diferenças do ambiente físico determinando a diversidade cultural, isto se explica desde a Antiguidade. E antigos antropólogos demonstram que existe uma limitação na influencia geográfica sobre os fatores culturais, e que é possível existir uma grande diversidade cultural situada em um mesmo ambiente físico. E a opinião da antropologia moderna diz que a cultura age seletivamente e não casualmente sobre o seu meio ambiente, explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento.
3 - Antecedentes Históricos Do Conceito De Cultura
O antropólogo Edward Tylor definiu em uma só palavra todas as possibilidades de realização humana, além de marcar fortemente o caráter de aprendizado além de marcar fortemente o caráter de aprendizado da cultura em oposição à ideia de aquisição natural transmitida por mecanismos biológicos. E a ideia de cultura foi sendo concretizada por outros