Resumo do Livro O recurso
Autor: John Grisham
Editora: Rocco
O livro gira em torno processo de uma jovem viuva chamada Jeannete que perdeu o marido e o filho por causa da poluição da grande empresa Krane Chemical que despeja nos rios seu lixo toxico com o consenso do prefeito e da Agência de Proteção Ambiental, ambos subornados pela corporação.
Com o tempo a água poluida da pequena cidade de Cary County começa a desenvolver câncer em seus moradores causando varias e varias mortes e fazendo com que o local se torne quase abandonado.
Jeannete e representada casal de advogados honestos Wes Payton e sua esposa Mary Payton que estão falidos com aluguel atrasado.Porem do outro lado do processo esta Carl Trudeau que o rico e muito corrupto dono da empresa.
A historia já começa no tribunal de Mississipi com os personagens aguardando a sentença do longo e cansativo julgamento. A senteça fica favorável aos Payton e sua cliente. A empresa e condenada a pagar uma indenização no valor de 41 milhoes o que faz com que Carl fique extramente revoltado e claro recorra a Suprema Corte.
Nos EUA os cargos de juizes, promotores, procuradores são cargos eletivos, e não preenchidos por concurso como é aqui no Brasil então Carl procura um senador que faz com que juízes que sejam simpáticos com grandes corporações ganhem as eleições. Carl Trudeau com a ajuda do senador ataca uma juíza considerada liberal para colocar em seu lugar um jovem advogado, Ron Fisk honesto porém, aos poucos se deixa ser corrompido pelo sistema.
A trama para eleger o advogado é maquiavélica e a maneira que Carl Trudeau manipula informações de que a Krane pedindo falencia fazendo com que as ações caiam para que ele mesmo as compre se tornando o socio majoritário da empresa mostra a realidade de como e a corrupção no poder judiciário americano.
O final do livro e decepcionante pois eu esperava que a verdade viesse a tona e a empresa fosse obrigada a pagar a indenização a Jeannete e também aos outros