Resumo do livro "O que é Educação"
Editora: Brasiliense
O QUE É EDUCAÇÃO?
A escola não é o único lugar para aprender, a educação esta em todo lugar em casa, na rua, na igreja ou na escola. Ela pode existir de uma maneira diferenciada para cada povo, como a educação dos brancos não serve para educação dos índios, é o que retrata a carta em que o chefe de uma tribo, agradece o pedido dos governantes para mandar os seus melhores guerreiros, para que aprendesse nas melhores escolas, mas o que eles aprendiam não servia para nada, era o que aconteceu com os outros guerreiros mandados para a escola do Norte e quando voltaram eram inúteis para a tribo, pois não sabiam caçar, não conseguiam subir nas árvores e mal falava a sua própria língua. Mesmo com maneira diferenciada de aprender ninguém escapa da educação.
A educação se instala dentro de um domínio propriamente humano de trocas: de símbolos, de intenções, de padrões de cultura e de relação de poder. Quando um povo alcança um estágio complexo de organização de sua cultura ou a questão da divisão social do trabalho, ele começa a viver e a pensar como problema as formas o os processos de transmissão do saber.
Em algumas aldeias dos grupos tribais mais simples, as crianças veem, entendem, imitam e aprende com a sabedoria que existe no próprio gesto de fazer as coisas. As meninas aprendem com as mães, as avós, e as irmãs mais velhas a conhecer as plantas, confeccionar cestos, como fazer artesanatos, a cozinhar. Já os meninos aprendem entre jogos e brincadeiras com os pais, os avós e guerreiros. A educação aparece sempre que surgem formas sociais de condução e controle da aventura de ensinar e aprender.
De tudo o que pode ser feito e transformado, nada é para o grego uma obra de arte tão perfeita quanto um homem educado. Em toda Grécia a formação do nobre guerreiro apenas desenrola ao longo dos anos uma sequencia de trocas entre um mestre e seus