Resumo do Livro: O que é Educação
O autor destaca as teorias não críticas da educação que, segundo ele, não consideram os problemas e a estrutura social como influenciadores na educação. Estas teorias consideram a educação como autônoma e procuram compreendê-la a partir dela mesma. Em seguida destaca as diferenças entre a pedagogia tradicional, a nova e a tecnicista e suas relações com os problemas da marginalidade. Em seqüencia, Dermeval Saviani, relata a respeito das teorias crítico-reprodutivas, nas quais não pode ser possível compreender o campo educacional senão a partir do contexto social.
Segundo ele, a educação deveria ser instrumento para as escolhas do homem livre, cidadão, autônomo e democrático, entretanto acaba se transformando em mais uma ferramenta de manipulação e massificação do pensamento crítico da sociedade.
Primeiramente é preciso considerar a existência de uma relação interna, ou seja, enquanto tal, possui uma dimensão política assim como toda prática política, em si mesma, uma dimensão educativa. É de fundamental importância levar em conta que as relações entre educação e política têm existência histórica, enquanto manifestações sociais determinadas. O autor conclui o livro retificando a relação entre educação e sociedade, assim como a responsabilidade dos educadores em transformar os indivíduos, levando-os a compreender o mundo e seus acontecimentos, bem como o seu papel dentro do sistema, seus direitos e deveres para a construção de seu país.
Transformação social
A educação sempre foi alvo de questiomentos, independente dos momentos históricos pelo qual passava. De um lado a questão educacional não vinculada à questão política e de outro salientando o envolvimento entre ambos. O acesso