Teoria dos jogos
Projeto: Jogos Aplicados á Promoção do Desempenho Cognitivo de Idosos (ProDC)
Professora: Lourdes Mattos Brasil
Aluna: Dandara Pereira Aranha
Resumo
Livro: Teoria dos Jogos – 2° Edição . Editora: Pearson
Autores: H. Scott Bierman , Luis Fernandez
Introdução Embora dirigido a estudantes de graduação em economia, este livro pode ser útil para quem quiser aprender a linguagem e as idéias da teoria dos jogos em um nível de introdução. O livro dá ênfase na aplicação de um conjunto relativamente pequeno de ferramentas da teoria dos jogos para entender fenômenos econômicos importantes. Ele seleciona exemplos de uma ampla gama de áreas para que os estudantes possam perceber o poder da teoria dos jogos para quem estuda economia. Podemos encontrar aplicações da teoria na economia do trabalho, na economia do setor público, no comércio internacional, na economia de recursos naturais, na macroeconomia, e finanças corporativas, em atividades bancárias e, é claro na organização industrial, citando apenas algumas. Lendo o livro inteiro, além de aprender muito sobre teoria dos jogos, vê-se muita coisa sobre a moderna modelagem em economia.
Parte I – Jogos Estáticos com informação Completa
Teoria dos jogos A teoria dos jogos preocupa-se com o modo como indivíduos tomam decisões quando estão cientes de que suas ações afetam uns aos outros e quando cada indivíduo leva isso em conta. É a interação entre tomadores de decisões individuais, todos eles com um propósito em vista, cuja decisões tem implicações para outras pessoas,o que torna as decisões estratégicas diferentes de outras decisões.
É uma teoria matemática criada para se modelar fenômenos que podem ser observados quando dois ou mais “agentes de decisão” interagem entre si. Ela fornece a linguagem para a descrição de processos de decisão conscientes e objetivos envolvendo mais do que um indivíduo.
A Teoria dos jogos é usada para se estudar assuntos