Resumo do livro o primo basílio
A família passa a ser ameaçada pela tribo de índios aimorés após um acidente em que Diogo, sem querer, mata uma índia da tribo.
Peri, um guerreiro goitacá, salva Cecília e Isabel de uma emboscada e passa a viver com a família, protegendo Ceci de forma devota e apaixonada. O índio também salva Cecília de um italiano chamado Loredano que pretendia raptá-la e arruinar a família de D. Antônio.
Como os ataques continuam, para salvar a amada e a família dela, Peri ingere um veneno e vai à procura dos índios aimorés, pretendendo ser aprisionado em combate e comido por toda a tribo que morreria envenenada. Mas seus planos não dão certo porque Álvaro, jovem apaixonado por Ceci que juntara-se a Isabel por não ser correspondido, o resgata e o traz de volta para casa.
Peri volta para a mata para procurar o antídoto do veneno e encontra o corpo de Álvaro. Isabel, em total desespero, suicida-se junto ao corpo do amado.
Decidido a acabar com a questão, D. Antônio, decide explodir a casa com todos dentro, mas Peri o convence a salvar Ceci.
Enquanto a casa explode, Peri leva Ceci para a casa da tia no Rio de Janeiro, mas, descobrindo que Peri não ficaria com ela, Ceci decide ficar com o índio.
Na primeira metade do século XVII, Portugal ainda dependia politicamente da Espanha, fato que, se por um lado exasperava os sentimentos patrióticos de um frei Antão, por outro lado a ele se acomodavam os conservadoristas e os portugueses de pouco brio.
D. Antônio de Mariz, fidalgo dos mais insignes da nobreza de Portugal, leva adiante no Brasil uma colonização dentro mais rigoroso espírito de obediência à sua pátria. Representa, com sua casa-forte, elevada na Serra dos Órgãos, um baluarte na Colônia, a desafiar o poderio espanhol. Sua casa-forte, às margens do Pequequer, afluente do