primo basilio muito bom
Cornélio Procópio, 10 de abril de 2015
Alunas: Alessandra C. Migliozzi, Maria Carolina S. Marcolini
Professora: Michelle Dias
O primo Basílio- Eça de Queiroz
Disciplina: Literatura
Cornélio Procópio/PR
2015
Colégio “Nossa Senhora do Rosário”
Cornélio Procópio, 10 de abril de 2015
O primo Basílio- Eça de Queiroz
O trabalho sobre a obra O primo Basilio do autor Eça de Queiroz realizado pelas alunas Alessandra C. Migliozzi e Maria Carolina S. Marcolini, da de Literatura da professora Michelli Dias.
Cornélio Procópio/ PR
2015
Sumário
1.............................................Introdução
2...................................Desenvolvimento
3................................Briografia do autor
4.............................................Conclusão
5.......................Referencia Blibliográfica
1. Introdução:
“O Primo Basílio” faz parte da segunda fase da obra de Eça de Queirós, iniciada com a publicação do “Crime do Padre Amaro”. O objetivo central do autor nessa fase foi destruir a burguesia através de críticas mordazes e da ironia que marcou seu estilo.
A crítica de “O Primo Basílio” é contra toda sociedade lisboeta, marcada pela ociosidade burguesa, a futilidade, a devassidão, a imoralidade, a hipocrisia social, a superficialidade nos relacionamentos, a falsidade e arrogância que o dinheiro poderia causar em certos indivíduos.
2. Desenvolvimento
2.1. Contexto histórico da obra
O contexto histórico da obra é o século XIX, o continente europeu passava por um processo de transformação radical. A revolução industrial iniciada no século anterior, na Inglaterra, provocou uma industrialização acelerada em vários países.
As cidades cresciam rapidamente, camponeses transformavam-se em operários urbanos e a vida cultural ia se diversificando. Londres, Berlim, Viena e principalmente Paris eram centros de um vigoroso processo criativo. Enquanto isso, Portugal