resumo do livro o pricipe
Obra: O príncipe;
Autor: Nicolau Maquiavel;
Escrito em: 1513 ;
Editora: Martin Claret;
Edição: 9º;
Ano: 2007;
Tradução: Pietro Nassetti.
2- Resumo:
Capítulo I: neste capitulo Nicolau descreve os tipos de Estado subdividindo-o em três: as republicas, os principados que são governos hereditários e os estados livres que são estados anexados a outros príncipes ou com um valor próprio.
Capitulo II: descreve algumas características que um príncipe deve ter para que possa conquistar seu povo e ter um longo reinado, e mesmo que este perca o trono poderá posteriormente restitui-lo.
Capitulo III: neste Maquiavel fala sobre o desejo de constante mudança que o povo possui, porém que levam sempre para uma estagio pior do que o povo antes se encontrava.
Para ele o príncipe deve estar sempre a favor do seu povo para que não forme inimigos, fortalecendo assim seu próprio domínio e lhe dando mais força para que possa conquistar outros territórios. Consta também que o príncipe deve defender seus vizinhos menos poderosos para evitar que outros reinos tão poderosos quanto ele sejam capazes de invadir os territórios vizinhos, sendo assim além de manter um laço com os outros reinos ele evitará que seu território seja invadido.
Capitulo IV: neste capitulo Nicolau explica por que o povo não se rebelou contra o reinado de Alexandre, dizendo que um reino é sempre governado por um príncipe e por seus assistentes, que são substituídos de forma hereditária ou por afeição. Porem, o rei é visto como autoridade superior a todos e mais ninguém é visto como tal. Estes países por possuírem estreitas relações entre seus governadores, são de maior dificuldade para invasão e mais fáceis de serem mantidos. Diferente dos países com príncipes e barões que por possuírem divergências constantes tem sua segurança e poderio enfraquecido.
Capitulo V: neste capitulo Maquiavel mostra três formas de governar um país que antes possuía leis independentes, sendo elas: