Português
Buscando honra e glória em nome do amor
Trabalho de avaliação de Estudos Literários I
Análise do livro: O Romance de Amadis
Barra do Garças
2013
Sumário
INTRODUÇÃO 3
INTRODUÇÃO
O Romance de Amadis é uma novela de cavalaria, no período medieval. As novelas surgiram na Inglaterra ou na França (não se sabe ao certo), através da transformação sofrida pelas canções de gesta (poesias), que foram prosificadas. As canções de gesta passaram a ser tão extensas que se tornou difícil de memorizá-las, passando assim a serem escritas em prosa, e deixando de ser cantadas para serem lidas.
O Romance de Amadis foi escrito pelo autor Afonso Lopes de Vieira em 1923, teve o objetivo de restituir à língua portuguesa. Esta história de amor levada de Portugal por um escritor espanhol. Afonso Lopes de Vieira nasceu em Leira, no dia 26 de janeiro de 1878, e faleceira em Lisboa, dia 25 de janeiro de 1946, fora um poeta portugues. Filho de advogado, cursou direito na universidade de Coimbra de 1895 a 1900, e praticou advocacia em Lisboa. No mesmo ano radicou-se em Lisboa, onde exerceria a função de redator da camara dos deputados, em 1916. Depois abandonou a carreira dedicando a literatura.
O Romance de Amadis é uma obra que impressiona e envolve o leitor. A grande quantidade de personagens oferece elementos de ação e comoção, fazendo-nos vivenciar de certa forma situações extraordinárias e fortes emoções, passar por lugares com uma beleza indescritível e também lugares grotescos e estranhos, por inimagináveis atos de violências e atitudes realizadas por amor e altruísmo, num desfecho que traduz as confusas tramas de infortúnios e sucessos que levam e prendem a atenção do leitor até o final. Uma mágica experiência que nos leva a passar por contextos culturais, costumes, paisagens, e