Abraão
A fé não é a única qualidade que se destaca em Abraão. Podemos aprender muito mais de sua personalidade. A obediência, abnegação e coragem também se destacaram no decorrer de sua vida como servo de Jeová. Analisaremos então três relatos onde se evidência cada uma destas características de sua personalidade.
Convido os irmãos a verem comigo o primeiro destes relatos onde poderemos perceber a obediência de Abrão em GENESIS 12:1-4.
Como vimos, Jeová deu a ordem a Abrão de que ele deveria sair da terra de Harã e ele prontamente atendeu, demonstrando assim muita fé nas promessas de Jeová de o proteger e proteger sua família e também muita obediência por não questionar a decisão de Deus. Ainda neste relato podemos tirar proveito por analisar da abnegação dele. Tanto Ur dos Caldeus como Harã eram cidades prósperas onde Abrão e sua família tinham conforto e tranqüilidade, porém, pela vontade de Jeová eles decidiram se mudar, sem questionar se realmente era o melhor para eles. Ou seja, ele não levou seus interesses em primeiro lugar, mas tratou de fazer a vontade de Jeová, mesmo acima da sua.
Abrão também mostrou abnegação em uma outra ocasião posterior, quando o seu sobrinho Ló decidiu se separar dele. Vejamos como isto aconteceu em GENESIS 13:8-11. Então, conforme vimos, Abrão deixou que Ló, seu sobrinho escolhesse o local que ele gostaria de ficar, sem pensar em seus próprios interesses, visando o interesse do próximo em primeiro lugar.
Após se separar, Ló por fim armou sua tenda na região de Sodoma. E aconteceu que quatro reis se aliaram, liderados pelo rei elamita Quedorlaomer tiveram êxito em esmagar um revolta de cinco reis caneneus e assim Sodoma e