RESUMO DO LIVRO: O HORROR ECONÔMICO
Bibliografia: FORRESTER, Viviane. O Horror Econômico. São Paulo, Editora da UNESP, 1997
Viviane Forrester procura nos mostrar em seu livro, a sociedade atual ( partindo do seu país, a França e se estendendo por todo o mundo ) onde impera: as grandes empresas ( multinacionais ) donas de um grande poder econômico/financeiro; a Globalização; o Liberalismo absoluto; a tecnologia das comunicações e automação. Tudo isso afetando a economia e como essa economia afeta toda uma civilização.
Ela procura, num tom de indignação, denunciar como essas multinacionais ou no modo de acumulação delas, o capitalismo, que fazem a globalização acontecer, estão gerando uma exclusão social em massa, a marginalização da grande maioria dos trabalhadores.
Nos mostra ela, como o desemprego atual está levando a criação de uma classe de excluídos, tanto pela sociedade ( dos que ainda se encontram no mercado, isto é, empregados ) que visa o lucro em primeiro lugar; e por ela mesma ( essa nova classe ) que psicologicamente se acham inúteis na sociedade por não está mais sendo produtiva na cadeia econômica da produção atual.
“ A descida é vertiginosa. Os tormentos do trabalho perdido são vividos em todos os níveis da escala social. Em cada nível, eles são sentidos como um prova opressiva que parece profanar a identidade de quem a sofre. Imediatamente vem o desequilíbrio e – injustamente – a humilhação; logo depois, o perigo. Os executivos podem sofrer tanto quanto os trabalhadores menos qualificados. É surpreendente descobrir a que ponto de pode perder rapidamente o pé e como a sociedade se torna severa, como não existe ou quase não existe mais recurso quando alguém fica desarmado! Tudo vacila, aprisiona e se afasta ao mesmo tempo. Tudo se fragiliza, até mesmo a moradia. A rua se torna próxima. Pouca são as coisas que não têm o direito de se exercer contar quem não tem mais “meios”. Sobretudo meios de ser poupado e em qualquer domínio.“