Resumo Do Livro O Cio Criativo
O livro baseiase na teoria do autor de que na sociedade pósindustrial a idéia tradicional do que é trabalho está defasada. Trabalho não pode ser visto como uma obrigação e, quem for capaz de mesclar atividades, como o trabalho, o tempo livre e o estudo, estará bem capacitado para o futuro.
Elaborando de forma clara e acessível diversos temas como o da chamada sociedade pósindustrial, da globalização, da “feminilização”, do declínio das ideologias tradicionais, dos sujeitos sociais emergentes, da criatividade e do tempo livre o autor defende os fundamentos que norteiam a sua tese.
Ao falarmos em ócio o que primeiro pensamos é na interpretação negativa da palavra achando que isso seria uma coisa ruim. O ócio proposto por De Masi é mais parecido com o conceituado pelos gregos onde as atividades nãofísicas eram consideradas "ociosas", ou seja, expressões mentais dignas dos cidadãos de primeira classe. Daí atividades como a política, o estudo, a poesia e a filosofia eram classificadas como ociosas.
Com o passar dos tempos diferentes capacidades humanas são valorizadas. Já passamos da atividade física para a intelectual, da atividade intelectual do tipo repetitivo à intelectual do tipo criativo e, atualmente, do trabalho penoso nitidamente separado do tempo livre e do estudo para um futuro em que o trabalho, o estudo e o tempo livre irão coincidir cada vez mais.
Estas trajetórias ilustram a passagem da chamada sociedade industrial para uma sociedade nova chamada de “pósindustrial”.
Nessa sociedade o que mais será valorizado será a criatividade humana, pois a mesma é inerente ao ser humano e nem os constantes avanços da tecnologia podem substituir esta característica. As máquinas, por mais sofisticadas e inteligentes que sejam,