Resumo do livro o caso dos denunciantes invejosos
Apresenta a situação de um país que há muito tempo, teve o privilégio de viver um regime pacifico e constitucional. Após algum tempo começou a enfrentar uma grave crise econômica e politica.
Com a crise apareceu o salvador da pátria, o chefe de um partido politico chamado “Camisas-Púrpuras”, que após uma série de conflitos foi eleito presidente do país, o sucesso desse partido foi através de campanhas com promessas falsas e intimidações.
Assim que os Camisas-Púrpuras chegaram ao poder governaram ao seu modo, sem anular nem reformar partes da Constituição do país deixando intacto o Código Civil o Código Penal e os códigos processuais.
Criaram leis que condenavam determinados comportamentos plenamente legais, acabaram com todos os outros partidos da oposição muitos políticos foram assassinados e tiraram da prisão todos os membros do Camisas-Púrpuras. Eles adotaram uma politica flexível que atuava de modo conveniente.
Quando membros de um partido tentou ir contra o novo regime, um grupo da diretoria do partido criou uma controvérsia para tomar as propriedades desse partido, de um lado queriam por um regulamento confiscar essas propriedades por eles ter cometido ações criminosas, por outro lado outros queriam fazer eles doarem seus bens sobre ameaças. Optou o chefe, confirmando os títulos de propriedades obtidos pelo emprego de violência física.
Após a extinção desse partido estabeleceu um novo regime democrático e constitucional, mais o regime antigo deixou muitos problemas e um deles é o dos Denunciantes invejosos.
Durante o regime dos Camisas-Púrpuras muitas pessoas denominadas Denunciantes Invejosos, começaram a denunciar seus inimigos sabendo que isso levaria a pena de morte e mesmo se eles não tivessem cometido nenhum delito tendo simplesmente levado a conhecimento das autoridades os fatos eles eram punidos.
Após a derrota dos Camisa-Púrpuras, formaram movimentos de opiniões que exigiam que estes denunciantes fossem