Resumo do livro A Era do Radio
O livro a era do radio retrata muito bem a historia do radio no mundo todo e no Brasil, nos colocando direto a cada passagem do tempo.
O livro começa nos contando quando e onde surgiu a tal “caixa de madeira falante” que foi criada em nos Estados Unidos em 1920. A KDKA foi a primeira emissora radiofônica. O sucesso do radio foi imediato, que passou a fazer parte do cotidiano da vida das pessoas no mundo todo, tanto que no final do ano de 1924 o EUA já contava com 530 emissoras.
Não demorou muito e o radio chegou ao Brasil no ano de 1922, exatamente quando se comemorava o centenário da independência brasileira. Dai em diante o radio começou a fazer parte de uma importante ferramenta de comunicação, capaz de desenvolver senso critica nas pessoas que não possuíam estudos.
Nos seguintes capítulos o livro conta como foram criadas as programações das rádios brasileiras, surgindo ai as radionovelas que eram o grande sucesso na época. Nessa parte do livro mostra também o papel importante na cultura brasileira, que era conhecida como anos dourados.
O livro também mostra as dificuldades das emissoras no Brasil para se mantiver as dificuldades econômicas. A falta de regularização de publicidade também foi um grande problema a ser enfrentado. Outro fato importante a ser mostrado no livro foi a influencia do radio na politica brasileira.
O radio não só no Brasil como no mundo parecia estar com os dias contados quando surgiu à televisão, foi preciso reinventar um novo jeito de ser fazer radio, mas apesar dos sufoco percebemos hoje o grande e real valor da noticia em tempo real.