resumo do livro vigiar e punir
Dilza Dos Santos Silva1 dilzasantos93@hotmail.com Prisão (Resenha Critica)2
Michel Foucault nasceu em 1926 em Poitiers, no sul da França. Aos 20 anos foi estudar psicologia e filosofia na École Normale Superieure, em Paris. Obteve o diploma em psicopatologia em 1952, passando a lecionar na Universidade de Lille. Dois anos depois, publicou o primeiro livro, Doença Mental e Personalidade. Em 1961, defendeu na Universidade Sorbonne a tese que deu origem ao livro “A História da Loucura. Entre 1963 e 1977, integrou o conselho editorial da revista Critique. Lecionou entre 1968 e 1969 na Universidade de Vincennes e em seguida assumiu a cadeira de História dos Sistemas de Pensamento no Collège de France, alternando intensas pesquisas com longos períodos no exterior. Entre suas principais obras estão História da Sexualidade (1976) e Vigiar e Punir (1975).
A Quarta Parte do Livro Vigiar e Punir denomina-se “Prisão” e O carcerário é o terceiro Capitulo desta parte. Foucault fala do sistema carcerário que cria carreiras disciplinares, fundamentado e proporcionado por autoridades científicas da medicina, psicologia e criminologia. O carcerário torna natural o poder de punir, assim como legaliza o poder técnico de disciplina.
A mínima desobediência é castigada e o melhor meio de evitar delitos graves é punir muito severamente as mais leves faltas. A principal das punições é o encarceramento em cela, pois o isolamento é o melhor meio de agir sobre a moral. (p. 320-321)
A primeira escola normal da disciplina pura: O “penitenciário” não é simplesmente um projeto que procura sua caução na “humanidade” ou seus fundamentos numa “ciência”; mas uma técnica que se aprende, se transmite, e que obedece a normas gerais. (p.322)
O sistema