Resumo do livro varejo competitivo
Greice Kelly
Publicidade e Propaganda 6º semestre
Livro: Varejo Competitivo
Tema 2 : Impacto da internet nas agencias de viagen e operadoras de turismo no Brasil .
A Internet é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial e dispõe milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. O surgimento da mesma é um dos maiores ícones da passagem do segundo para o terceiro milênio. As variações tecnológicas no ambiente dos negócios hoje desafiam as funções de distribuição e venda de produtos de viagem, desempenhadas pelos consultores de viagens.
Com o crescimento da massa de internautas e a expansão da rede, muitas companhias aéreas e hotéis e mesmo locadoras de carro começaram a fazer reservas e vender seus serviços diretamente ao consumidor final, passando a disputar o mercado das agencias de turismo, uma situação conhecida no estudo do marketing como conflito de canal.
No setor de turismo o agente de viagens é a rota principal para um consumidor na direção da escolha e compra de uma oportunidade de férias e, exceto para a mídia e a publicidade, é a principal fonte de informações de produto, para a maioria dos clientes potenciais. No mundo atual, as agências se encontram em um ambiente que muda a um ritmo vertiginoso. Nesta área, as agências podem obter grandes benefícios, pois a facilidade de comunicação com os produtores pode permitir, dentro de sua atividade varejista, compor viagens personalizadas, pacotes individualizados e, em suma, poder evoluir gradualmente até uma atividade que até agora quase era exclusiva do atacadista. Tanto para agência quanto para as operadoras, uma fonte de receita muito importante são as contas correntes, denominação que o setor dá ao atendimento corporativo.
A estratégia é um poderoso instrumento para uma organização adquirir vantagens competitivas , em relação a seus