Resumo do Livro: Sociologia da Religião - Enfoques Teóricos
Autor: Faustino Teixeira
O livro mostra as análises por parte de grandes pesquisadores convidados pelo autor de importantes autores clássicos das Ciências Sociais para o estudo da religião, onde neste resumo irei retratar apenas alguns. Mostra também como a análise da religião ocupa lugar central nas preocupações dos fundadores da disciplina. As análises apresentadas destacam os conceitos fundamentais e as perspectivas que estabeleceram para abordar a religião como um fenômeno social. Trata-se de um livro de Sociologia da Religião em sentido extensivo, na medida em que envolve autores que a rigor estariam no âmbito da Antropologia.
Os pesquisadores tiveram como meta revisitar um autor clássico das Ciências Sociais focando a abordagem sob o ângulo da religião, destacando os principais conceitos e as principais perspectivas adotadas pelos chamados clássicos, apresentando abordagens amplas e multifacetadas de uma temática que vem exigindo novas ressignificações.
Logo no artigo de abertura o escritor Ivo Lesbaupin, aborda a perspectiva do marxismo, mostrando que é importante distinguir entre o que a tradição vulgarizada do marxismo nos transmitiu e o que efetivamente Marx e Engels pensaram sobre a religião. Cita ainda outros teóricos marxistas como Rosa Luxemburgo e Antônio Gramsci.
Outro destacado autor que faz uma abordagem sobre as reais contribuições de Durkheim na religião é Pierre Sanchis, uma vez que se questiona se as questões tratadas por ele seriam atuais? E, quais seriam os traços mais relevantes da abordagem deste pioneiro com relação ao fenômeno religioso que considerava sui generis. Ainda segundo o autor, a afirmação de Durkheim de que a religião é fato social, emerge do social, é signo do social – é a que recebeu maior atenção de seus analistas.
Já a autora Cecília Mariz, apresenta a perspectiva religiosa de Max Weber. Segundo ela, dentre os três autores considerados os