Uma grande parceria: educação e filosofia
Aluno: Mariana Ferreira do Amaral
A educação e a filosofia estão presentes na nossa vida desde muito antes de nós entendermos tanto o que é filosofia quanto o que é educação. A educação é a forma que os homens encontraram de transmitirem, transformarem e perpetuarem a cultura, sendo cultura entendida aqui como o que aprendemos desde que nascemos com a nossa família, comunidade, escola entre outros locais onde nós convivemos com a sociedade, já a filosofia existia desde os tempos primordiais não como ciência, mas como filosofia de vida, essa filosofia de vida refere-se à habilidade de questionar desde as questões mais simples da vida cotidiana até as mais complexas, afinal quem nunca se perguntou se uma “coisa” é boa ou ruim, se algo é belo ou feio, porque “isto” tem que ser assim? Entre outras perguntas, normalmente fazemos isso sem nos darmos conta de que isso é filosofia.
A relação entre filosofia e educação é muito profunda e interessante, as primeiras formulações filosóficas tiveram início no Ocidente, onde os filósofos sofistas eram também os mestres, ou seja, “professores” que estimulavam seus alunos a resolverem seus problemas pela razão e não deixavam que seus alunos acreditassem em mitos ou participassem do conformismo popular. E desde então a sociedade ocidental não abandonou mais essa linha de raciocínio.
Embora nos dias atuais tenha ocorrido o avanço das tecnologias e o crescimento das civilizações, o homem parece estar meio estagnado. Quando se fala em buscar o conhecimento e em pensar racionalmente, sabe-se que nem sempre foi assim, o homem já utilizou sua inteligência de forma muito mais ampla e eficaz como, por exemplo, no momento histórico em que o homem domesticou os animais.
A chave da educação é o conhecimento. Tenhamos esperança que com a educação e aprofundamento no conhecimento filosófico o homem passe cada vez mais a pensar de forma racional, que a filosofia continue cumprindo seu papel de nos alertar sobre o risco