SOCIOLOGIA - PRINCIPAIS PENSADORES EXTERNOS E INTERNOS
OLIVEIRA, Diego Carrijo de
SOUZA, Flainer Moraes de
COSTA, Graciane Sobrinho da
RODRIGUES, Gustavo
RESENDE, Julio Cesar Batista
Resumo
O artigo a seguir tem como objetivo abordar de forma sintetica a origem da sociologia e demonstrar os objetos de estudo e respectivas áreas de atuação dos principais pensadores internos e externos, clássicos e comtemporâneos; demonstrar suas preocupações referente a sociedade, na época de sua vivência e estudos que até hoje se fazem valer.
Palavras-chave. Sociologia, Sociólogos, Karl Marx, Max Weber, Auguste Comte, Émile Durkheim, Darcy Ribeiro, Caio Prado Junior, Florestan Fernandes, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Fernando Henrique Cardoso.
1. Introdução – A origem da Sociologia
A Sociologia é uma das ciências humanas que estudam as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
A Sociologia surgiu como uma disciplina no século XVIII, na forma de resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada. Seu conceito foi criado em 1838 por Auguste Comte onde esperavam entender o que unia os grupos sócios, mas também desenvolver um antídoto para a desintegração social.
2. Karl Marx
Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política - conhecidas coletivamente como marxismo - afirmam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes: um conflito entre a classe burguesa que controla a produção e um proletariado que fornece a mão de obra para a