Resumo do Livro: Preconceito Linguistico
Curso: 1°período Comunicação Social Publicidade e Propaganda
Resenha do Livro : Preconceito lingüístico: como é, e como se faz. Do autor Marcos Bagno
Como seria a Língua Portuguêsa sem preconceitos ?
A sociedade brasileira é cheia de tabus e preconceitos que já atravessa gerações e gerações, e um destes preconceito está presente em uma das coisas que a nossa cultura mais tem de valor e riquesa, a nossa Lígua. O preconceito lingüístico está ligado, em boa medida, à confusão que foi criada, no curso da história, entre língua e gramática normativa, uma questão muito importante é a confusão que muitas pessoas fazem entre língua, um termo mais abrangente, e gramática normative, que é uma ramificação da língua auxiliadora da norma culta. A permanência do preconceito lingüístico também se deve a oito (08) mitos presentes na vida e na fala dos brasileiros. No livro Preconceito lingüístico: como é, e como se faz,o autor Marcos Bagno aborda questões relacionadas ao preconceito lingüístico presente em boa parte da sociedade brasileira.
O autor aborda mitos de diversidades diferentes relacionados a nossa língua, como o brasileiro,que é descendendo de povos diferentes, falar uma mesma língua. Nesse contexto, as pessoas que não dominam a norma culta da língua são exclusas da sociedade como não participantes dela. Como a língua materna é comum a todos os brasileiros, muitos têm uma visão de união do povo, mas o que há é muito preconceito com as classes desprivilegiadas.
Outro mito seria que o Português do Brasil não é português correto e sim o de Portugal. Um importante mito que até hoje encontramos entre a nossa sociedade ( estudiosos da Língua ) é que somente o português falado em Portugal é um português correto, e que aqui no Brasil somente no Maranhão é que se fala bem por causa dos acentos e modo da região falar.
Um dos mitos mais presente em