Resumo Livro Preconceito Linguistico
UNIDADE CARANGOLA
RESUMO LIVRO: “O Preconceito Linguístico – O que é, como se faz”
JUAN RICARDO CARVALHO SENNA
CARANGOLA – 2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
UNIDADE CARANGOLA
RESUMO LIVRO: “O Preconceito Linguístico – O que é, como se faz”
JUAN RICARDO CARVALHO SENNA
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Linguística I, do curso de Licenciatura em Letras, turno Noturno, da Universidade do Estado de Minas Gerais ministrado pela professora Anna Carolina Ferreira Carrara.
CARANGOLA – 2014
O Preconceito Linguístico – O que é, como se faz
Diante de uma sociedade que aplica um tom de aversão a qualquer preconceito, é espantoso verificar que tal ocorre, também, na forma linguística. Tal preconceito ocorre através de uma gramática normativa tradicional apresentada e tratada com equívoco, alcunhada como a própria língua mãe, como a própria língua portuguesa e, tal fato se manifesta como uma coerção, um preconceito linguístico. Marcos Bagno explica as causa e os efeitos deste mecanismo da qual se origina uma forma de exclusão social, contrapondo os conceitos de outros estudiosos, que o desempenham por meio de argumentos fomentados cientificamente, através das mais recentes pesquisas na área da linguística.
Existem três pontos fundamentais do livro. No primeiro, Bagno quebra os paradigmas e conceitos de que o português falado aqui nunca é ou será tão certo como o de Portugal. O autor institui um novo conceito, de que a língua portuguesa não é muito difícil, que apesar dos indivíduos sem alfabetização, que “falam tudo errado”, não estão errando o português. Ele ainda incita que no Maranhão, onde existem as máximas taxas de falta de cultura, é onde se fala o português da melhor forma. O autor enfatiza também que, saber dominar a norma culta da língua portuguesa seria um instrumento de ascensão social, e que apenas a classe dominante realmente se importa em emprega-lo