Resumo do livro Pedagogia da Autonomia
Esse resumo ressalta algumas reflexões acerca da leitura do livro:" Pedagogia da Autonomia" esta obra de Paulo Freire serve como base de conhecimento para a vida e todo seu conteúdo é valioso oferecendo orientações que devemos levar para prática docente.
1. Não há docência sem discência.
Quem ensina também aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender, o bom aprendiz é resultado do bom educador para provar a excelência do aprendizado é preciso perceber que o aprendiz de fato aprendeu e ele prova ser capaz quando ele tem a facilidade de recriar ou refazer o ensinado expor seu conhecimento é fundamental.
Desde a nossa infância fomos programados para aprender e é a aprendizagem que pode despertar no aprendiz, curiosidade crescente capaz de torná-lo criador de novas ideias, o aprendiz desenvolve a curiosidade epistemológica, sem qual não alcançamos o conhecimento cabal do objeto.
1.1 Ensinar exige rigorosidade metódica.
Compreendemos que o ensinar, aprender é muito bom e para isso é de suma importância pensar certo e não estarmos demasiado certos de nossas certezas.
1.2 Ensinar exige pesquisa.
Pesquisar é muito importante pois ao ser produzido o novo conhecimento, o velho se torna ultrapassado não há bom ensino sem pesquisa, nem pesquisa sem ensino.
1.3 Ensinar exige respeito aos saberes do educando.
A escola também deve respeitar os saberes socialmente elaborados pelos alunos na prática comunitária e a escola também tem como compromisso debater problemas por eles vividos e criar uma intimidade entre saberes curriculares fundamentais aos alunos.
1.4 Ensinar exige criticidade.
A curiosidade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem ela é capaz de desenvolver a busca pelo o conhecimento crítico.
1.5 Ensinar exige estética e ética.
Estética é a postura de como um educador deve –se portar em sala de aula, respeitar a natureza e individualidade de cada ser humano. Educar é formar
1.6 Ensinar exige a