Resumo do livro Resumo do livro - PAULO FREIRE “ PEDAGOGIA DA AUTONOMIA”
A reflexão crítica da prática é uma exigência da relação teoria/ prática, sem a qual a teoria irá virando apenas palavras, e a prática, ativismo.
Há um processo a ser considerado na experiência permanente do educador.No dia-a-dia ele recebe os conhecimentos – conteúdos acumulados pelo sujeito, o aluno, que sabe e lhe transmite.
Neste sentido, ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, alma a um corpo indeciso e acomodado.
1. ENSINAR EXIGE RIGOROSIDADE METODOLÓGICA
O educador democrático, crítico, em sua prática docente deve forçar a capacidade de crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis, é uma de suas tarefas primordiais. Para isso, ele precisa ser um educador criador, instigador, inquieto, rigorosamente curioso, humilde e persistente.Educador e educandos, lado a lado, vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber,ensinar, aprender e pesquisar lidam com dois momentos do ciclo gnosiológico: o momento em que se ensina e se aprende o conhecimento já existente, e o momento em que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente.
2. ENSINAR EXIGE PESQUISA
Não há ensino sem pesquisa, nem pesquisa sem ensino. É preciso pesquisar para se conhecer o que ainda não se conhece e comunicar ou anunciar novidades aos alunos.
3.ENSINAR EXIGE RESPEITO AOS SABERES DO EDUCANDO É preciso estabelecer uma intimidade entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos,sendo assim o ato de respeito fica mais fácil.
4. ENSINAR EXIGE CRITICIDADE
A curiosidade é inerente ao processo de ensino-aprendizagem. Não há criatividade sem curiosidade,pois a curiosidade é o que nos move é o que nos faz praticar tudo aquilo que esta a nossa volta e que não foi