cultura popular e erudita
Cultura Popular e Cultura Erudita
Edna Karoline Estevao da Silva
201489591
Prof. Me. Marcos Macedo
Antropologia Jurídica
Cultura Popular
Cultura popular é uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos culturais específicos da sociedade de uma nação ou região.
Muitas vezes classificada como cultura tradicional ou cultura de massas, a cultura popular é um conjunto de manifestações criadas por um grupo de pessoas que têm uma participação ativa nelas. A cultura popular é de fácil generalização e expressa uma atitude adotada por várias gerações em relação a um determinado problema da sociedade. A grande maioria da cultura popular é transmitida oralmente, dos elementos mais velhos da sociedade para os mais novos.
Folclore
Trata-se de um conjunto de lendas e mitos, que são transmitidos de geração para geração e fazem parte da imaginação da população de cidades do interior, principalmente. A maioria destas lendas e mitos foi criada para assustar as pessoas.
Há várias festas populares que ocorrem nos quatro cantos do Brasil com muitas lendas e estórias contadas oralmente que misturam fatos reais e históricos com os seguintes personagens: Boitatá, Curupira, Boto Cor de Rosa, Lobisomem, Saci Pererê e Mula Sem Cabeça.
Superstições
São uma série de crenças populares que não possuem nenhuma explicação, pois as superstições sempre são criadas pela população. As mais conhecidas são: gato preto dá azar, quebrar um espelho dá sete anos de azar, passar por debaixo da escada dá azar, deixar um sapato virado causa a morte da mãe, sexta feira 13 dá azar, trevo de quatro folhas traz sorte, ter uma figa ou pimenta vermelha tira o mal olhado e muitas outras.
Cantigas de roda
São canções populares que estão relacionadas com brincadeiras feitas numa roda com várias pessoas, sendo esta uma prática comum em todo o Brasil. As mais conhecidas são Marcha Soldado, Samba Lelê, Ciranda Cirandinha,