economia
Cuiabá – MT , 01 de Novembro de 2014
UNIC – Universidade de Cuiabá- Campus Beira Rio
Curso: Ciências Contábeis Semestre: 1º A período: noturno
Professor: Fernando Almeida
Aluno: Lirian Conceição Souza
POLITICA MONETÁRIA
Política Monetária :é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de Juros controlando a liquidez global do sistema econômico.um conjunto de ações que o governo utiliza para controlar o fluxo de dinheiro no país. Desta forma, pode-se dizer que a Política Monetária visa colocar ou retirar moeda do mercado. Dada à dificuldade de controlar os recursos financeiros que estão nas mãos das pessoas. As diretrizes e normas de políticas monetária é definida pelo Conselho Nacional de política monetária e é executada pelo Banco Central.
O Conselho nacional e formado pelo ministério de planejamento orçamento e gestão, pelo ministério da fazenda e pelo banco central.O governo utiliza dos instrumentos de política monetária.
Instrumentos de Política Monetária
São três os instrumentos usados pelo Banco Central para controlar o fluxo de moeda, a saber: Depósito Compulsório, Redesconto e Open Market. Os três instrumentos são definidos a seguir.
Depósito Compulsório
Quando os bancos captam recursos, eles são obrigados a recolher um percentual ao Banco Central. Esse percentual retido diminui a liquidez do banco e do mercado, o que leva o dinheiro a ficar mais caro nos empréstimos. Neste cenário, reduz-se o consumo e, em certos casos, o PIB desacelera. Por outro lado, se o percentual de compulsório é reduzido, o fluxo de capital aumenta, levando a aumento de consumo.
Redesconto
Redesconto é uma espécie de empréstimo feito pelo Banco Central às instituições financeiras em caso de emergência. Assim como acontece em empréstimos corriqueiros, o Banco central cobra determinada taxa sobre os empréstimos que realiza. Essa taxa é,