led time
Com a globalização do mercado, produção rápida, excelência na qualidade com o menor custo são itens imprescindível. Após a segunda guerra mundial, com o sistema Toyota de Produção surgiram muitas técnicas e estratégicas com o objetivo de atender esses requisitos. O mapeamento de valor e uma dessas ferramentas, que em conjunto com Just in time influenciaram em uma maior rapidez de processamento, conseqüentemente diminuindo o custo.
O mapeamento do fluxo de valor pode ser descrita como uma ferramenta investigativa, pois sua construção auxilia a visualização de todo o processo, destacando onde haja desperdício, o que também são as oportunidades de melhoria.
A utilização do Just in time, do Kanban e a troca rápida de ferramentas, auxiliam a redução do lead time e também a redução do estoques no processo.
Este trabalho foi realizado com uma proposta de melhorar o tempo de atravessamento (lead time) em uma célula de componentes do rolamento.
O referencial teórico reporta-se ao uso originário do mapeamento do fluxo de valor na experiência da Toyota Motor Company que se baseia em princípios básicos e demonstrara ser um sistema de uso simples, porem que auxilia de forma muito eficaz, a visualização do processo como um todo. Em seguida o estudo apresenta o sistema Just in time na visão de vários teóricos justifica a importância do uso deste sistema no combate ao desperdício e ainda que consista o método Kanban quando e como utilizá-lo e suas interferências positiva no planejamento e controle da produção de uma empresa.
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 Objetivo Geral
Este trabalho tem como objetivo demonstra a importância do mapeamento do fluxo de valor de uma empresa, reportando-se aos princípios, para o conhecimento dos fatores e sistemas que medeiam a relação conjunta da produção e resultado.
1.1.2 Objetivos específicos Demonstra a importância da redução do lead time em uma célula de produção. Aplicação de algumas teorias que